Livros


O ensino de Organização Social e Política Brasileira, na escola de grau médio. Edição mimeografada, 1963, Cachoeiro de Itapemirim, ES.

foto livro Resumo: Este foi o primeiro livro publicado pelo titular desta homepage. Trata-se de uma edição artesanal, como era comum naquela época, produzida pelo autor com a ajuda de seu cunhado José Bráulio Gonçalves Pinto. A disciplina Organização Social e Política Brasileira, mais conhecida pelas iniciais OSPB, foi criada pelo Presidente João Goulart com a finalidade de despertar ideais democráticos na mente dos jovens, principalmente a ideia da origem popular do Poder, muito importante naquele momento, pois então já se espalhava a pregação de um golpe para destituir o Presidente constitucional, fato que veio a ocorrer em primeiro de abril de 1964. A pessoa que se apresenta neste site foi um dos primeiros professores de OSPB no país. Este livro, não obstante mimeografado, foi o primeiro que se publicou para cuidar da didática que deveria orientar o importante ensino de OSPB.

Disponibilidade: Totalmente indisponível.
Comentário sobre a obra: Este livro não foi comentado. Talvez o mérito desta pequenina obra foi chamar a atenção, no pequeno círculo de professores junto aos quais circulou, para a importância da disciplina "Organização Social e Política Brasileira".
Para Leitura: Este livro pode ser encontrado para leitura, consulta ou mera curiosidade, em alguma biblioteca. O autor distribuiu exemplares, quando o volume saiu. Quem tiver interesse haverá de procurar com empenho.
Biblioteca onde o livro está disponivel: Biblioteca Nacional, Biblioteca Estadual do Espírito Santo e Biblioteca do Liceu Muniz Freire, de Cachoeiro de Itapemirim.
Livraria onde o livro está disponivel: Não está e nunca esteve à venda.

Copyright DR JOÃO BAPTISTA HERKENHOFF
Site melhor visualizado na resolução de 1024/768 ou superior
Recomendamos o uso dos navegadores:
Projeto desenvolvido dentro
dos padrões de qualidade:
Desenvolvedor: Aldabra